Produtos e Serviços

Acreditação ONA

É um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, é voluntário, periódico e reservado. Possui um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua sem finalidade de fiscalização.

A certificação pode ocorrer em três níveis:

  • Acreditado (Nível 1): Para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Tem validade por dois anos.
  • Acreditado Pleno (Nível 2): Para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Tem validade por dois anos.
  • Acreditado com Excelência (Nível 3): O princípio deste nível é a “excelência em gestão”. Uma Organização ou Programa da Saúde Acreditado com excelência atende aos níveis 1 e 2, além dos requisitos específicos de nível 3. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.  Tem validade por três anos.

Quais os serviços podem ser Certificados pela ONA

  • Hospitais;
  • Laboratórios;
  • Clínicas Médicas;
  • Clínicas Odontológicas;
  • Pronto Atendimento;
  • Atendimento Ambulatorial
  • Home-Care;
  • Fornecedores como: lavanderias hospitalares, transportes e armazenamentos, cozinha hospitalar, materiais e esterilizações, entre outros.

Benefícios para as instituições:

O índice de reajuste definido pela ANS (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) para prestadores de serviços hospitalares é estratificado em três percentuais:

  • O processo de acreditação configura como parâmetro máximo (105% do IPCA).
  • A participação e cumprimento dos critérios estabelecidos nos projetos da ANS de indução da qualidade como parâmetro intermediário (100% do IPCA).
  • Os hospitais que não possuem acreditação e não atenderem aos critérios definidos pela ANS serão classificados no parâmetro mínimo e receberão reajuste de apenas 85% do IPCA.

Referência: Fichas Técnicas e Nota técnica nº 34/DIDES – Indicadores do Fator de Qualidade

Como podemos ajudar

Com uma equipe de consultores especialistas em Acreditação, Processos de Qualidade e Segurança do Paciente, contribuímos com:

  • Implantação ou reestruturação dos processos assistenciais e administrativos que atendam aos requisitos da Acreditação|Certificação ONA nível I, II e III;
  • Consultoria para acompanhamento, implantação ou reestruturação dos projetos estratégicos para os serviços acreditados;
  • Consultoria em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente;
  • Consultoria em Gestão do Corpo Clínico, de Enfermagem e Farmácia Clínica;
  • Elaboração ou reestruturação do Planejamento Estratégico;
  • Implantação das Comissões Hospitalares;
  • Consultoria em Segurança da Informação, Tecnologia e Sistemas;
  • Capacitação e Desenvolvimento das Lideranças para Gestão dos Processos;
  • Consultoria em Gestão de Laboratório Clínico e de Anatomia Patológica
  • Consultoria em Gestão de Serviços de Imagem e Radiologia